quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Propriedades benéficas do queijo


      A informação é de que engorda, todavia, as propriedades benéficas do queijo fazem deste um alimento indispensável para uma dieta equilibrada. Para quem se preocupa em manter o peso, basta optar por este concentrado de leite com baixo teor de gordura, ou de leite desnatado. Um queijo pode ser produzido com os leites de cabra, de vaca, ou de búfalo, entre outros exemplos, proporcionando uma grande variedade de sabores.
      Além de proteínas, fornece cálcio e Vitamina D, sendo importante para manter a saúde dos dentes e ossos, e prevenir a redução da densidade óssea.
      Comer queijo com frequência impede a ocorrência de enxaquecas, proteje a saúde da visão, garante a manutenção e o equilíbrio da flora intestinal, e auxilia no processo de digestão. Pesquisas médicas também indicam que é ótimo para controlar diarreia, e até a constipação. É especialmente conhecido por promover uma verdadeira limpeza na boca, já que estimula a produção de saliva.
         Mas qual o melhor queijo? 
Há quem defenda que o título deve ir para o parmesão. É um dos mais baixos em teor de sódio, e dos mais altos em teor de cálcio. Como trata-se de um queijo que passa por um processo de envelhecimento antes de estar pronto para o consumo, sofre uma redução considerável de lactose, tornando-o mais fácil de digerir para aqueles que têm intolerância a esta substância. 


       O queijo ricota, entretanto, é considerado o mais saudável. Além de excelente fonte de cálcio, também fornece antioxidantes. Poderá incluir numa salada, ou sanduíche, numa base regular, de forma a garantir que o seu organismo fique fortalecido com estes nutrientes. 


Aqui estão imensas razões para passar a comer queijo. E além disso existem imensos tipos de queijo e diferentes maneiras de os podermos comer.

1 comentário: